Divagações de um domingo 

Eu gostaria que entendessem que não existe essa coisa de menas mãe. Apenas não existe. O que existe é cada uma fazendo o que pode com o que tem no momento. O que não significa que tudo está justificado e que posso fazer qualquer coisa usando essa premissa como um escudo. Sempre é tempo de refletir, de pensar se as coisas estão caminhando de um jeito bacana, se posso aprender algo mais. E sempre podemos, essa é que é a verdade, mas cada um sabe do seu tempo, da sua disponibilidade.

Acho estranho quando vejo relatos do tipo: “não aguento mais ver fotos de mães que se dizem perfeitas!”, “unhas feitas, filhos penteados, casa limpa, etc etc etc”. A lista é grande. E não me incomodo porque posto esse tipo de foto (até porque só fiz a unha depois que a Agnes nasceu uma mísera vez, hahaha), mas porque eu percebo uma energia grande sendo direcionada prum lugar que não dará o mesmo retorno: a vida do outro. 

Gente, quando vamos entender que a internet é um recorte da vida, e não o todo? E que cada pessoa a usa de um jeito? E, mais importante, que a forma que a colega usa não tem nada a ver com a gente, e sim com ela? Claro que postamos pros outros também, para o bem ou para o mal, mas se formos levar tudo pro lado pessoal, a coisa fica complicada. 

Sem contar que quando elencamos as coisas que tornam uma mãe “perfeita”, geralmente não estamos falando da mãe, mas sim de um padrão. Padrão que alguém inventou e continuamos seguindo, muitas vezes no automático, sem nos darmos conta que nem tudo faz muito sentido, nem cabe na nossa vida, muito menos precisa ser feito. Tem que fazer assim, de jeito nenhum fazer assado. Como se todas estivéssemos nas mesmas condições sociais, com os mesmos horizontes, vivendo tudo de maneira exatamente igual. E aí é traçado uma linha em que todas devemos permanecer em cima, sob a pena de sermos carimbadas com o estigma da menas. Não, muito obrigada, mas dispenso esse peso. Não faz o menor sentido, inclusive.

Nos incomodar pela maneira que o outro vive, a ponto de querer que ela faça tudo diferente, não vai nos fazer melhor. Não é sobre a gente. Lembrando que a mudança é uma porta que só abre por dentro. A vivência da maternidade por vezes já é muito solitária. É preciso mais acolhimento. Menos desconfiança. Mais abraços e braços dados. Por uma maternagem mais leve.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em estive pensando, reflexão

3 Respostas para “Divagações de um domingo 

  1. Luciene Asta

    Concordo Má ! E sabe o que me estressa de verdade? Quando posto algo bonitinho, toda trabalhada no orgulho materno, tipo ‘Mateus comeu isso ou isso’ e vem um grupinho de mães insatisfeitas consigo mesmo, com sua maternagem, comentar coisas do tipo ‘sorte sua que ele come porque fulaninho blá blá mesmo eu fazendo todo o esforço blá blá porque também sou super preocupada com alimentação blá blá’. Por quê a pessoa vem se justificar pra mim? Na minha timeline?! Reflita sozinha sobre o que lhe incomoda poxa. Quando eu digo meu filho come eu não quero dizer ‘seu filho não come porque voce é incompetente’. E sorte de quem?! Porque não existe isso de sorte….se Mateus aceita bem alguns legumes é porque eu insisto, me esforço, me desdobro pra oferecer comidinhas diferentes. E a pessoa vem me chamar de sortuda?! hahahaha Muito chato. Adorei quando voce escreveu “A vivência da maternidade por vezes já é muito solitária. É preciso mais acolhimento. Menos desconfiança. Mais abraços e braços dados. ” Se essa mãe do exemplo que citei me chamasse inbox e perguntasse como eu faço, se tenho dicas, eu adoraria conversar com ela e dividir o que já descobri, pois sou mãe há mais tempo. Seria bem mais legal do que comentar no meu post.

    Curtir

  2. Tenho um post quase igual sendo “macerado” no rascunho há uns 10 dias…hahaha

    (preciso dizer que concordo?? rs)

    Beijo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s